Thursday, October 28, 2010

Cântico MCXIX

na foto: Johnny Cash




Tentaram os homens do bar
tomar minha garrafa de gim
e meus últimos trocados.
Mas não temi seus punhos
nem seus olhos escuros.

Cuspiram em meu nome
e arranharam minha guitarra.
Tentaram quebrar suas cordas,
e jogaram água quente sobre ela.

Caminhei entre a horda de assassinos,
e a porta dos juízes sem misericórdia.
Sem sapatos e sem agasalho
andei na noite sem lua e sem uma espada.

Fizeram vudus e entoaram canções ruins
e sacrificando doces ovelhas,
ensanguentaram meu nome.
Espalharam asas de borboletas
negras em meu telhado de palha.

Mas é que nasci da água azul
sob uma lua branca como a Morte.
Sobre pedras e entre lótus,
continuei a cantar com minha guitarra
e a caminhar sóbria e descalça.

Sobre o limo e galhos verdes,
entre vento perfumado de verão
e chuva de prata, meus pés erguem-se
no ritmo da eterna canção,

como anjo caído, sigo livre de feitiços.
Com a consciência da cor dos riachos
que dormem iluminados sob as grutas.

5 comments:

Tami l'etrange said...

Nossa... Definitivamente, Cecil, este é um dos seus melhores textos.
No que se baseou para escrevê-lo?
Ficou muito bem redigido, mesmo!
E adorei a imagem do nosso rei Johny Cash *-*

Beijos

Cecil said...

OI Tami,
muito obrigada pela presença e por gostar to poema.
De fato todo poema é meio pessoal e meio ditado divino... de certa forma eu vivi isso de várias formas e hoje, de repente, me sobreveio essa consciência. Como um nirvana sobre minha vida. Conheci muitas pessoas que podem ser tomadas como "os perseguidores" do texto. Mas a forma me desceu como uma oração...
Tenho ouvido bastante Cash também, e a música dele tem falado ao meu coração mais do que a maioria das coisas. Eu tenho um projeto antigo de uma série de poemas que representam o anjo caído Lúcifer como um bluesman ou um cantor folk... isso tudo está na panela. :)
Um beijo,
C.

Lucia said...

lindo como de costume. e o cash na foto deu um charme todo especial. :)

Cecil said...

Oi Lucinha,
obrigada... ah, o Cash em si era um charme com aquele ar de verdadeiro outsider, não era um poser. E era charmosaço quando jovem. Fico pensando como a June Carter demorou tanto tempo para se casar com ele... rsrs.

Tami l'etrange said...

Os poemas que saem do fundo de nossos corações sempre são os que mais nos tocam e melhor nos expressam... O mais interessante são esses "flashbacks" voltados a inspiração literária. Eles sempre vem na hora certa e com toda sua veracidade ^-^
Cash é perfeito... Se eu vivesse naquela época, teria matado a June antes de conhecê-lo kkk'
Lúcifer como um bluesman ou cantor folk? Wow! Isso sim é imaginação!
Vá em frente garota, sinto que vai ficar muito tri.
Te desejo sorte :]

Beijos