Monday, July 04, 2011

Melancholia




O êxtase nos teus olhos verdes
encontraram o oceano e do píer
meu corpo se lançou às águas geladas do desejo
insatisfeito, da saudade, no inverno sem música.

Nos teus cabelos louros meus dedos desenharam
uma canção de rua, uma noite numa praia, um drink exótico,
e o vazio do terceiro dia em que pisaste nas minhas partituras.

Como ar necessito de noite embalada em ragtimes cubanos,
de paixão travestida em mantos negros de cocotas macabras,
do êxtase de um beijo na escuridão de uma harmonia entre contralto e piano.

Mas o mar é implacável e o inverno juiz demoníaco na terra negra da morte.
A luz dança na manhã em que esperei na rua por uma resposta
e a chuva hesitou em cair, tentando responder às suas próprias perguntas.
De repente a Natureza tomou consciência de si e revoltou-se
na saudade, na ausência, no espanto, na excessiva claridade.

O amor tornou-se uma fantasia de crianças, matrioshkas coloridas.
Levamos como suvenires na mala e colocamos na janela,
mas o silêncio continua após o afogamento, após o prazer extremo,
após a fuga atonal e a noite fria entre garrafas de vodka na calçada.

Não se retorna à ingenuidade, como uma virgem roubada
na floresta por um deus egoísta.
Mas a música permanece companheira, de bar, de manhãs, de madrugadas tristes.
de tardes sonolentas, a perda do argumento, o estupor da ignorância,
antes do parto e após o último suspiro, os olhos cegos, o corpo no mar.

4 comments:

Tami l'etrange said...

Nossa... Sério... Desda vez eu realmente não sei o que dizer...

É lindamente perturbadora a forma que esse texto me fez pensar em algo complexo demais para minha compreenção, mesmo que essa não seja a ideia dele.

Adorei!

Cecil said...

Oi Tami... valeu pela visita! Realmente rolou uma experiência curta mas marcante pra me dar a ideia desse poema. Isso tem gerado sentimentos contraditórios há duas semanas, e a música para cello que encontrei no site do TED me deu corda afinal. :)
beijos

Lucia said...

aquele verso: não se retorna a ingenuidade... adorei. a poesia é forte, intensa.

Tami l'etrange said...

Rsrs a música é maravilhosa! (é claro xD)

E o texto ficou realmente bastante intrigante, marcante, profundo e sentimental. Adoro esse estilo de texto!

:*