Tuesday, January 27, 2009

As Bruxas


The Joker, in "The Dark Knight", character played by Heath Ledger


Hoje é dia em que as bruxas apenas gargalham
Vão - falem de seus medos e assuntos os mais variados
Suas profundidades abissais, proponham suas metas e possibilidades
seus desvios para as crises, suas previsões medonhas,
seus planos inevitáveis, seus projetos merecedores de notas máximas.

As bruxas gargalham na floresta e na torre.

Crianças gordas prontas para o forno,
que decoraram suas falas e suas orações
precisamente como os mestres escolares mandaram
e cujas perguntas são as que os professores provocaram...
Crianças gordas como porquinhos quase assados, orem.

Mas as bruxas gargalham no quintal e no galinheiro.
Onde tu vais buscar a roupa que lavei e que já secou.

Gentes de perguntas e planos tão sérios e gigantes
Tão cheias de direitos e senscientes de seus deveres
gentes que não conhecem uma milonga nem uma suite para viola
dos tempos execráveis de meus execráveis tetravôs
gentes sérias corcundas de tantas seriedades mal-perfumadas das lojas

As bruxas gargalham no portão e no corredor que dá para o banheiro.
E tu vais até ali buscar o pente para mim.

Gente tola, gente infante, gente sistêmica
que precisam de um pai para lhes puxar o cabresto
e lhes ensinar a Grande Arte de Serem Vós mesmos
Ó

As bruxas gargalham em suas nucas gordas e em suas camas vazias.

ahan, ahan, ahan

4 comments:

Anonymous said...

Excelente! E você também escolheu muito bem a imagem.

Um abraço,
Claudio

Anonymous said...

Obrigado também pela visita, Cecilia! Resolvi começar esse blog para expressar idéias de forma mais ordenada. O meu diário é bem diferente: pensamentos soltos, idéias malucas, possíveis caminhos para pesquisa etc.
Com certeza tudo o que é "obrigação" dá sempre menos prazer do que o que fazemos por livre iniciativa. E a música é um complemento maravilhoso para as nossas vidas.
Um abraço!
Claudio

tork said...

gostei mesmo das bruxas...

R. M. Peteffi said...

Cecília!

esse poema que vc escreveu... pra mim foi muito triste. bonito e triste. não que ele seja triste em verdade, mas serviu um chapéu... enfim...

mas é...
vc sabe que no fim de tudo, tanto faz...ser buda ou um serial killer...hitler ou cristo... essa é uma filosofia terrível, mas ultimamente me tem parecido a mais verdadeira. não consigo arranjar um argumento contra, sem invocar fadas e gnomos.....
e já li lao tse sim, e acho ele espetacular. achei o livro dele por acaso, sem nem saber que ele existia, como todos os livros que me valeram a pena...rs tem alguns conceitos bem difíceis, mas tudo no fim faz sentido, se paradoxalmente.

obrigado pelo comment no ultimo poema...nao sei o que anda acontecendo, mas me tá sendo dificílimo escrever, ultimamente... então fiquei feliz...!

té breve...!

bjos!