Sunday, January 18, 2009

"Elle est retrouveé - Quoi? L'Éternité"



Habito nas vinhas antigas.

Das profundezas, meu único desejo:
o silêncio do oceano, que o resto me aborrece.
A profundidade é escura, abafada e aborrecida
a menos do mar e seus animais bizarros que passam.

Não me cabem conselhos, deixem-me.
Como poderia receber conselhos
de quem acaricia destinos comuns?
Quero morrer no estômago de um cachalote
na virada do mar diante de um sol avermelhado.

Vivo nas estradas de céus esquecidos
e levo comigo o amor de todos os instrumentos musicais.
Minha religião, Música, meus ritos, meus cálices e relicários,
meus incensos e mantos sagrados - não cabem vossos conselhos.
Não me aborreçam com seus carros barulhentos e doces gordurosos.

Deito-me na barca ao sol à deriva
perigosamente exposta aos olhares e setas
de quem policia os que não querem policiar.
Deixo-vos, e me deixem - não quero suas profundezas
político-científicas, suas opiniões de segunda classe.
Querendo sempre concluir tudo, ter contra-propostas.
Tenho um cello, sonho guitarras, sob estrelas
só quero o fundo do mar.

2 comments:

Anonymous said...

bah, cecilia!

quando leio esse tipo de coisa, vejo que tem gente acordada por aí...

'Como poderia receber conselhos
de quem acaricia destinos comuns?'
fato...

'Deito-me na barca ao sol à deriva
perigosamente exposta aos olhares e setas
de quem policia os que não querem policiar.'
terrível isso, mas fato tbm...

'opiniões de segunda classe.'
fato concretíssimo, em 99, 999...% dos casos.

e o final, é um final que de acordo com minha realidade, é ótimo...e não creio que interpretei mal...

posso dizer que gostei muito.
já leu bukowski? ele fala alguma coisa assim...: () mostra um cara que não limpa a cozinha (banheiro, casa, nao lembro...), e te mostro um cara fora de série... ()
parece simples, mas no fundo, isso diz muita coisa...

esse poema tem um espectro largo...
:o))


bjos

R. M. Peteffi said...

putz...
era pra comentar antes, mas sumiram teus links pra comentar... agora apareceu só alguns...meu blog tb tá dando problema, com os links, mas os do blogroll, às X...

bastante espírito nesses poemas...! tenho gostado bastante dos teus temas, além de tudo... vc vê... as coisas mais universais são as que tem menos retorno de público, o que me parece um paradoxo incrível...!

uma pergunta... vc já publicou alguma coisa?

quanto ao bukowski, q nao pude responder antes... sartre definiu ele como o maior poeta da américa... o cara é simples, mas bastante inteligente nas colocações. vou te passar um poema, embaixo, que eu acho simples, mas do cacete...

Confession

"waiting for death
like a cat
that will jump on the
bed

I am so very sorry for
my wife

she will see this
stiff
white
body

shake it once, then
maybe
again:

“Hank!”

Hank won’t
answer.

it’s not my death that
worries me, it’s my wife
left with this
pile of
nothing.

I want to
let her know
though
that all the nights
sleeping
beside her

even the useless
arguments
were things
ever splendid

and the hard
words
I ever feared to
say
can now be
said:

I love
you."


eh um poema típico dele...rs
putz, quanto a pessoa, que vc falou - e kafka, na minha opinião -, são tão bons que quase parei de escrever por causa deles...
depois de ler o livro do desassossego, fiquei 5 meses sem fazer nada... depois do castelo, 6meses... e machado de assis, tbm...
acho que no fundo, o hóspede é uma janela fechada, por coisas assim que atravancam...mas um tem que matar uma por uma..rs

no mais, ok por aqui...!

bjos!