Tuesday, February 03, 2009

Corvo




inspirado após audição de "Black Crow", de Joni Mitchell

Desce do céu em rasante
Desce a rua radiante
Sobe num arranco de alegria
ao céu, a rua, em solidão brilhante.

Anda entre cogumelos
com a cabeça abaixada
para evitar os olhares - ah!
estes olhares tétricos amarelos
dos transeuntes, das donas de casa
que exigem seus direitos no mercado.
Sobe e desce presentindo os corpos
suas presenças vazias ou coloridas
- tanto faz. O olho do céu lhe guia.

Desenhando música e perpetrando ventanias
mesmo suaves, é de rapina, mas rebelde.
Recusa seu destino de bruto, de caçador
recusa-se a participar das touradas e dos jogos
esses sanguinolentos jogos de cartas - vejam como suam
e se incham seus papos de orgulho na disputa.
- O céu nublado lhe basta, rapina desgarrada.

Serpenteia, desce, empoleira-se nas árvores
nos jardins, nas praias - e vai-se
em busca daquilo outro, deste e daquela.
De sonhos verdes e pesadelos mascarados.

Ave calma, faz silêncio em sua gritaria.
Ave solitária, prevê destinos nas nuvens.
Ave à qual Deus, velho safado, negou o canto
mas ela se vinga tocando nos varais e nas cercas
a música do anseio no meio da noite,
palpitando de morte na vertigem plana do dia.

5 comments:

R. M. Peteffi said...

belíssimo poema, Cecília!

o final tá ótimo, principalmente
"Deus, velho safado,", essa foi pra matar...!

ehehehe

espero que tudo ok...
até breve...!

bjo!

Belém Neto said...

É me lembra Pessoa também... ;)

E não me diga essas coisas que conforta demais o meu ego sabe... sou fascinado em Pessoa! (Mas ao mesmo tempo cria um dilema.. como me livrar dessa marca sem perde-la!?)Aliás, quem em sã consciência não o é?!

Então, seu poema me lembra mais Round Midnight, com Thelonious Monk, ou James Carter, do que Black Crow... Ou melhor, não é que me lembra mais, mas é pra mim a música perfeita para se escutar lendo teu poema..

Abraços!

Lucia said...

e o corvo disse: nunca mais. desculpa, foi inevitável. hehehe

Anonymous said...

cecília!

putz, descobriu uns podres então...rsrs ali tem uns poemas que eu acho abomináveis, mas vc parece que gostou dum que eu acho bom tbm......

valeu pelo comment no quotidiano.
concordo com as ciclovias...é uma sacada muito boa, e quando postar mais lá vou colocar essa tbm, com teu nome...
e quanto ao poema, gracias... rs

até breve!

bjo

tork said...

bom, meio que sem jeito, sem nada a ver com os comentários feitos, venho apenas dizer que, mais uma vez, gostei demais das tuas letras... agradeço também pelos comentários, pra lá de generosos, deixados mo deserto... um beijo, guria...