Friday, January 01, 2010

Ano Novo


Hoje os anões deixaram
as meninas brincarem na rua.
Não choveu, mas não fez sol.
E ainda vejo da janela a jasmineira moribunda.

Não posso brincar na chuva.
Também não perderia tempo
expondo-me aos calores aborrecidos do sol
num verão endemoniado como um czar.

Mas não há mais livros nem discos
a serem ouvidos. E outros ainda riem
e se regozijam em manter-se acordados à noite.
E mostrarem suas olheiras para serem intelectuais.

Tenho medo, os gatos miam e os morcegos
estão por toda parte, não há esperança
É tempo de guerra, é tempo de carpideiras que uivam.

Sinto que morrerei em poucos dias.
Preciso reunir minhas últimas energias
para dar um concerto a toda gente,
mas meu violoncelo está desafinado
e as cravelhas não me obedecem.
Sinto dores nas costas e um anjo caído
falou-me ao ouvido. Era pálido e tinhas olhos de cão.

Dia primeiro de janeiro. A manhã era cristalina,
a tarde embaçou, a noite se tornou febre amordaçada.
Resta ouvir as antigas peças, e encontrar as muitas horas
perdidas entre as linhas da partitura, em dias de mormaço,
em noites de chuva sem propósitos, em sonhos mortos
de crianças que adoeceram e se tornaram feios adultos deformados.



*Pinturas de Séraphine de Senlis.

4 comments:

Lucia said...

lindo, como sempre. vocÊ já escreveu haikai?

Cecil said...

Já escrevi sim. Aqui no blog, vẽ a série "Zen". Não são exatamente haikais com a métrica exata, mas só em japonês é possível obedecer a métrica pré-estabelecida. A gente reproduz o tamanho médio e o espírito dos haikais.

Anonymous said...

É uma boa fonte inspiradora de sua poesia :

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2066

Cecil said...

Grande Augusto dos Anjos... mas não, não temos muito em comum... o espírito é outro.